Comentários,opiniões...críticas e visões!

sábado, julho 22, 2006

Alerta - Ossos a Enfraquecer

Todos sofremos de Euroesclorose...

Já há muito que a nossa velha Europa perdeu hegemonia política. Desde a II Guerra Mundial (ou mais), que a influência política do velho continente, e a eficiência das suas decisões têm, passo a passo, desvanecido globalmente. Somos os old rich – ricos, inertes, e o orgulhosos das nossas passadas glórias.

Mas claro somos ricos...Ou éramos?

De facto ainda somos, pois representamos cerca de 18% de todo o produto mundial, mas enfim as coisas mudam. Talvez isto ajude a anestesiar a nossa perspectiva. Porém, a hibernação chinesa e a estagnação indiana vão se dissipando, e a fragilidade dos ossos deste velho continente vão se acentuando....
Em 2005 falou-se de crise, mas isso não passa de um mero desaire doméstico. Vejam-se os números: A China cresceu a 9%, a Índia a 7%, a Rússia a 6%, o Médio Oriente a 5% (maldito petróleo!), e até a América do Sul, 5%. Cá, na nossa zona euro, variamos meramente 1,5%.
No entanto é correcto afirmar que essa comparação não é válida, pois estamos a caracterizar países, cujos patamares de desenvolvimento estão bastante abaixo do nosso. Mas nos EUA o PIB subiu 3,5% e em termos per capita (que é o que interessa, a diferença mantém-se)! Estas disparidades entre os EUA e a Europa velha têm-se acentuado nos últimos anos, e por enquanto os países em desenvolvimento não param a escalada vertiginosa.
Já há muito que domínio político ruiu e os impérios desmoronaram-se, contudo a Euroesclorose não é uma doença crónica - precisamos de boas terapias, e no caso português de terapias e não só; muito cálcio também.