Comentários,opiniões...críticas e visões!

quinta-feira, julho 20, 2006

A Virgin Galatic e Não Só

Nada alguma vez substituirá o papel da NASA, nesta jornada da nova era, os novos descobrimentos...

A Scaled Composites venceu o X-Prize, em 2004. Foi assim a empresa que criou o famoso SpaceShip 1, o primeiro vaivém financiado inteiramente por privados, a descolar por duas vezes sucessivas para o espaço.
Consequentemente, este sucesso incentivou Richard Branson, o multi-milionário dono da Virgin, a investir no aperfeiçoamento da nave, como uma forma de iniciar o turismo espacial. Nasceu assim a Virgin Galactic.
Os bilhetes já estão à venda! Os turistas interessados podem, em troca de 160.000 euros, realizar uma viagem de cerca de 2 horas e meia, no qual sentirão quinze minutos inteirinhos gravidade 0.
A primeira viagem está prevista para 2008, partindo do deserto do Mojave na Califórnia. Porém, a partir de 2010, estará concluido o primeiro Spaceport civil, em New Mexico, que será depois o ponto de partida definitivo de todas as viagens.

Tudo isto é muito bonito...
Muitos especialistas defendem até que deverá ser através de privados, que progressivamente (ou melhor muito lentamente) se deverá investir no aproveitamento económico do espaço. O resto, as chamadas descobertas científicas financiadas pelo estado, são para os robôs - mais baratos e menos arriscados.
Discordo!
Não se iludam, para além da compreensão dos fenómenos do cosmos, colocar homens no espaço é uma das razões principais da exploração das estrelas. Assim as fantasias de minas, portos espaciais na lua etecetera, não serão mais do que isso mesmo, fantasias.